6 de outubro de 2016

Neste mês de outubro, em que se comemora o mês internacional da Biblioteca Escolar, vão desenvolver-se várias atividades para assinalar a importância das bibliotecas na aprendizagem ao longo da vida.

Começamos por te propor a leitura de alguns livros que podes encontrar na biblioteca.

Sugerimos que os leias e que nos entregues, tu também, uma sinopse e a tua opinião sobre estes e outros livros que lês.

Boas leituras!

O Espelho ou o Retrato Vivo (in A Árvore)




Autora: Sophia de Mello Breyner
Editora: Figueirinhas






Pequeno resumo:


Esta história fala-nos de uma família, que vive no Japão, constituída por três membros, a mulher, o pai e a filha.

Como o pai era vendedor de chás, certo dia teve de partir para Kioto, para vender mais chás. Ele prometera que com o dinheiro que fizesse traria muitas prendas. E assim foi, quando voltou entregou todas as prendas que tinha comprado para a sua família.

Quando sua filha se recolhera, às suas escondidas o pai entregara uma coisa maravilhosa à esposa, era um espelho já muito conhecido em Kioto, mas nunca visto antes naquele lugar.

A mulher desembrulhou-o e olhou para ele, perguntou ao marido o que é que ele fazia, pois ela pensava que nele poderia ver uma mulher linda, mas o homem chamou-a de pateta porque o que ela via era o seu próprio rosto.

Com o passar dos dias, como a mulher se olhava diariamente, tornou-se vaidosa e orgulhosa, e com medo de que se tornasse uma pessoa horrível, guardou o espelho.

Quando a morte lhe bateu à porta, mandou sua filha buscá-lo e avisou-a de que aquele espelho não a poderia tornar nunca uma pessoa vaidosa.

Ouvindo as palavras de sua mãe, pensou e achou melhor segui-las, e assim, tanto ela como o pai viveram felizes para sempre.


Parte da história de que eu mais gostei:

Eu gostei muito da parte em que o pai entregou o espelho a sua esposa, porque achei graça por ela ter dito aquilo que via.

Personagem de que eu mais gostei:

A personagem de que eu mais gostei foi a mãe porque avisou a filha daquilo em que o espelho a poderia tornar.

sinopse e opinião de uma aluna


Rosa, Minha Irmã Rosa




Autora: Alice Vieira
Editora: Caminho







Resumo:


Mariana é uma menina de 10 anos, é uma pequena rapariga que está habituada a uma vida de filha única. Mas um dia recebe a notícia de que vai ter uma irmã mais nova, e não ficou lá muito contente, principalmente porque se apercebe rapidamente que vai ter de dividir o quarto, o tempo dos pais e o afecto da família com a “intrusa” lá de casa.

Mariana com o tempo foi-se habituando ao novo membro da família, e de vez em quando ia falando com a Rosa e contava-lhe várias histórias que lhe eram contadas pela falecida avó Lídia.

Numa noite de trovoada, Mariana acorda sobressaltada com o choro e a tosse da irmã e fica irritada por não conseguir dormir com tanto barulho, mas nem sequer desconfia que aquela tosse ia dar origem a uma grave pneumonia e que a sua irmãzinha bebé ia ter de ficar durante alguns dias internada no hospital.

Mariana arrepende-se de tudo o que chamou e disse sobre o nascimento da irmã e com o tempo aprende a gostar dela, aprendendo também, principalmente, a dividir as coisas de que mais gosta com a sua pequena irmã, após ela ter regressado a casa.

Mas lá no fundo, Mariana ainda fica mais contente quando sabe e tem a certeza de que nunca, mas nunca vai ter de dividir a Rita, a sua melhor amiga, e a avó Lídia com a Rosa.



A minha Opinião: Neste livro aprendemos a não ser egoístas e “mauzinhos” com irmãos ou com outra pessoa qualquer, porque podemos sempre arrepender-nos.


O que mais gostei: O que mais gostei foi quando a Mariana começa a gostar da Rosa e fala com ela, mesmo sabendo que ela não a “percebe”.



sinopse e opinião de uma aluna

Desafio Terrível





Autor: Yaël Hassan e Colonel Moutarde
Editora: Porto Editora







Resumo:


Era uma vez um rapaz chamado Leopoldo. Adorava o futebol, não gostava de estudar e muito menos de ler.

Certo dia, na escola, foi comunicado à turma que ia haver um concurso de leitura em que os participantes tinham que ler dez livros num trimestre e fazer a sua respectiva ficha de leitura, explicando porque tinham escolhido cada um dos livros.

À primeira vista era impossível ele conseguir, mas como todos lhe diziam que ele não era capaz de participar por não estar à altura daquela tarefa, ele quis mostrar a todos que era capaz de enfrentar aquele desafio, dirigindo-se à biblioteca. Escolheu um livro da lista para ler - “As viagens de Gulliver” -, que tinha cento e oitenta páginas. Por ter tanta vontade de conseguir, leu-o todo num só dia.

No dia seguinte ia haver uma reunião na biblioteca onde todos os participantes iriam reunir-se para saber o regulamento do concurso. Quando viram Leopoldo presente, ficaram todos admirados. No fim da reunião, todos escolheram um livro.

Leopoldo sentou-se junto de um grande plátano, e uma colega teve exactamente a mesma ideia. Essa colega também não gostava de ler e ele convenceu-a que ler era interessante e tornaram-se muito amigos e todos os dias liam juntos, porque achavam que juntos podiam ajudar-se um ao outro e a sentirem-se mais confiantes. E depressa leram todos os livros.

No dia do concurso, reuniram-se todos na biblioteca, e os vencedores foram o Leopoldo, e a sua amiga Aurora. Todos ficaram surpreendidos.

Depois competiram com outras escolas e ganharam, e os dois representaram o distrito, em Lisboa, ficando muito orgulhosos pelo que tinham conseguido.

A partir daí passaram a dar mais valor à leitura.



Parte de que mais gostei: Foi quando Leopoldo teve coragem de enfrentar o desafio.

Personagem de que mais gostei: Gostei de Leopoldo e da Aurora porque juntos conseguiram vencer.


sinopse e opinião de uma aluna



“Corre, Corre Cabacinha”
in O Menino da Lua e Corre, Corre Cabacinha 

Sinopse: Acreditavam os antigos que tudo está escrito na Lua. Também, nesta primeira história, a Lua vai determinar o futuro de um menino que escapa de um destino de miséria e maus-tratos e acaba em filho de rei.
A segunda história tem a ver com a esperteza de uma velha avó, que consegue escapar a um lobo esfomeado...

Nesta coleção, Alice Vieira recria com talento histórias da tradição popular portuguesa.
http://www.caminho.leya.com/pt/infantil-juvenil/4-6-anos/o-menino-da-lua-e-corre-corre-cabacinha/




Aquela nuvem e outras (escolher 8 poemas)


Sinopse:Esta coleção concretiza um dos principais objetivos das Metas Curriculares de Português do 1.º Ciclo que reside no acesso de todos os alunos que frequentam o Ensino Básico a obras literárias de referência, fomentando, assim, o domínio da Educação Literária.

http://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/aquela-nuvem-e-outras?id=14845256




O Elefante Cor-de-Rosa 

Sinopse: Reedição de um pequeno conto de Luísa Dacosta - porventura um dos mais emblemáticos da sua obra no domínio da literatura infantil -, que conserva as ilustrações originais da primeira edição (de 1974), da autoria de Armando Alves. A história desenrola-se em torno de um pequeno elefante cor-de-rosa, que é a cor dos sonhos das crianças, e fala-nos, num primeiro momento, do "mundo amável" em que ele vivia, juntamente com outros elefantes cor-de-rosa. Era um mundo de paz e de alegria, onde não havia sofrimento. Confrontado, num segundo momento, com a morte inesperada deste seu mundo, o elefante vê-se obrigado a partir e acaba por ir viver para a imaginação de uma criança! Uma história de sonho e fantasia, que aborda, porém, ainda que de forma magistralmente subtil, valores tão importantes como a amizade, a solidariedade e a entreajuda. Aparentemente simples, na forma e no conteúdo, este pequeno conto revela-se, afinal, fortemente cativante, seduzindo tanto pela riqueza das emoções que desperta como dos simbolismos que encerra - tão ao jeito de Luísa Dacosta!
http://www.leyaonline.com/pt/livros/infantil-e-juvenil/7-9-anos/literatura-infantil/o-elefante-cor-de-rosa/