9 de fevereiro de 2014

Projeto a desenvolver ao longo do ano lectivo

Nome do Projeto: Um Mês, um Livro, um Autor

Professores dinamizadores: 

Professores da área curricular disciplinar de Português do  Ciclo e Professora Bibliotecária.

Descrição do Projeto/Concurso:

Mensalmente, será afixado na biblioteca um cartaz onde será publicitado um livro de literatura infanto-juvenil e/ou um autor/es.

Simultaneamente, será elaborada uma pergunta relacionada com a obra/autor.

Essa questão será colocada perto do cartaz. Os alunos deverão fazer uma pesquisa ora sobre o autor, ora acerca da obra em questão para poderem responder à pergunta. As respostas serão colocadas numa urna feita para o efeito que se situará por baixo do cartaz. 

No início do mês seguinte, após a colocação do novo cartaz, as respostas dos alunos serão retiradas e contabilizadas as certas e as erradas. Será afixada a resposta certa do mês anterior para que os participantes saibam se responderam certo ou não.

Na semana em que o cartaz é colocado, o professor fará uma leitura de um excerto da obra em questão a fim de publicitar e motivar os alunos para a leitura mensal da mesma. Haverá pelo menos um exemplar da obra na biblioteca para ser consultado / requisitado.

No final do ano lectivo, o/os alunos que tenham dado o maior número de respostas certas ganharão um prémio.

Objectos do Projeto/Concurso:

* Desenvolver o gosto pela leitura,
* Atenuar os problemas relacionados com a leitura,
* Promover autores e livros,
* Criar hábitos de leitura.


Avaliação do Projeto:

No final de cada mês, serão recolhidos os boletins de concurso colocados na urna e contabilizadas as respostas certas e o número de participantes. No final do ano, poder-se-á fazer um balanço da participação dos discentes e será atribuído um prémio ao aluno que mais participou, tendo o maior número de respostas corretas.