9 de fevereiro de 2014

Leituras Partilhadas

Porque a leitura é um motor de aprendizagem em todas as áreas do saber, um veículo de conhecimento do mundo que nos rodeia e de nós próprios, a Biblioteca Escolar da EBI do Esteval tem organizado encontros de leitura entre as várias turmas da escola, promovendo uma celebração do livro e da leitura, partilhando experiências, métodos de leitura e de aproximação ao texto.

Em diferentes situações e para comemorar várias efemérides, realizaram-se, na nossa BE, “leituras partilhadas” entre alunos das várias turmas dos diferentes ciclos de ensino, contribuindo também para:



“- Promover os valores da disciplina, respeito mútuo, tolerância, autonomia e do esforço, como elementos essenciais na construção do ser humano e desenvolvimento pessoal e social, através de uma educação para a ação.
- Defender através de uma prática de coerência: a justiça, a cooperação, a solidariedade, a tomada de decisões, e o questionamento dos valores que lhe são antitéticos: discriminação, intolerância, etnocentrismo, indiferença, conformismo, obediência cega… 
- Promover uma educação emocional através de práticas de coerência, em prol de uma educação para a paz e convivência.”
Objetivos gerais PEA

“Dia das Bibliotecas Escolares”

“Dia da Biblioteca Escolar” é celebrado  a 28 de Outubro.

Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura.

A data foi comemorada pela primeira vez em Outubro de 1999.

Na semana do dia 28 de outubro de 2013, comemorou-se novamente  na nossa BE,  o “Dia das Bibliotecas Escolares”.

biblioteca escolar desenvolveu, durante essa semana, ações de partilha de leituras entre turmas de níveis escolares diferentes.  

Dia 30/10/2013 - 11:00 h -11:45h – 3.º ano com 6.ºG
Dia 31/10/2013 – 11:50 h – 12:40 h- 2.º ano com 6.ºH
Dia 01/11/2013 - 11:00 h -11:45h – Pré-escolar (Sala 2) com 6.ºI

As turmas envolvidas apresentaram, num clima de festa, leituras que preparam nas suas salas de aula.

“Leituras partilhadas de Natal”

Para dar cumprimento aos seguintes objetivos: promover a leitura, desenvolver a solidariedade, a aceitação e a cooperação, a BE recriou o momento de leituras partilhadas, agora com aroma natalício.

Foi um momento cativante em que duas turmas de ciclos diferentes, por sessão, apresentaram, em jeito de presente, a sua atividade.

Fizemos um vídeo com alguns momentos captados durante as leituras partilhadas. É só clicar em baixo para assistir - esperamos que gostem! :)



Tivemos o prazer da participação das turmas:

5ºC/8ºG
5ºH/5ºA
6ºF/6ºH
3º ano/pré-escolar sala 1