9 de fevereiro de 2014

Projeto "Hora do Conto"

A hora do conto, intitulada ”Um livro, um conto e um sorriso”, que é dirigida a alguns jardins-de-infância do agrupamento e dinamizada por uma educadora que se encontra em exercício na Biblioteca da EBI do Esteval, nasceu do desafio lançado numa reunião e departamento da educação pré-escolar e da vontade da docente em levar até às crianças dos jardins-de-infância um momento diferente e até mágico, em que o convidado especial é o livro.

Inicialmente esta iniciativa da BE da EBI do Esteval previa fazer a cobertura de todos os jardins -de-infância do agrupamento, mas cedo se decidiu que o jardim-de-infância da Rosa dos Ventos seria abrangido pela sua BE e o de Sarilhos pela BE da EB1 de Sarilhos Grandes, uma vez que as respetivas bibliotecas escolares também definiram projetos estruturados dentro da dinâmica e necessidades do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra .

Ficaram assim a coberto da nossa BE, os jardins- de- infância a EBI do Esteval, da EB1 do Bairro do Areias, da EB1 do Alto Estanqueiro e Atalaia, abrangendo um total aproximado de duzentas e dezanove crianças.

As sessões realizam-se mensalmente nos respetivos jardins-de- infância, à exceção do jardim do Esteval, que decorrem em contexto de biblioteca.

Visam, essencialmente,






Criar hábitos de leitura.
Estimular a competência leitora.
Promover os serviços da biblioteca escolar.
Dar à criança um espaço para imaginar, fantasiar e criar.
Despertar o interesse pela leitura como fonte de informação, aprendizagem, lazer e arte.
Melhorar a atenção, concentração e o hábito de saber ouvir.
Desenvolver a expressão oral e a espontaneidade da criança através da valorização das diferentes opiniões e informações, vinculadas nos textos, como possibilidades diferenciadas de compreensão do mundo.
Promover a visita à biblioteca, espaço agradável e privilegiado, para escutar histórias infantis.
Difundir as requisições e leitura em família.


Fizemos um vídeo com alguns momentos captados durante a hora do conto. É só clicar em baixo para assistir - esperamos que gostem! :)



Vamos formar mais e melhores leitores!

Porque “De pequenino se torce o pepino.”