17 de março de 2014

História a história se vai aprendendo-"Perdida de riso"



A Hora do conto continua a realizar-se mensalmente nos jardins-de-infância do Esteval, do Bairro do Areias, da Atalaia e Alto Estanqueiro.
A escolha das obras é feita com o objetivo de cativar as crianças e criar nelas o gosto pelo livro, pelas diferentes formas de comunicação enquanto as incentiva a serem leitores ativos.
É  um espaço dedicado ao alimento do espírito: a palavra e a leitura.
Este momento tem-se mostrado muito gratificante e participativo quer para as crianças, quer para a contadora de histórias que interage com elas. 
Deixamos aqui mais algumas fotos.
Apreciem e comentem.


História a história se vai aprendendo on PhotoPeach
Esta história teve diferente impacto junto dos ouvintes, nos respetivos jardins de infância.
É uma história que fala de uma menina que não sabia sorrir.
É um livro que tem um DVD de suporte para nos contar também a história  através da projeção e som e em linguagem gestual.
A estratégia utilizada pela contadora foi receber as crianças numa atitude completamente adversa à habitual: com uma postura sem esboço de simpatia.
Inicialmente as crianças estranharam e até comentaram, pelo que foi abordada a importância do sorriso e das relações de simpatia, solidariedade; falamos do aconchego quando se abraça alguém e quando somos abraçados; falamos dos afetos na sua globalidade.
Em seguida, numa atitude e expressões completamente diferentes, a contadora prosseguiu a sua tarefa.
As crianças estavam atentas e a saborear a história.
Num segundo momento, foi projetada a história introduzida pela informação de que nem todas as pessoas têm o sentido da audição , pelo que, para fazerem as suas aprendizagens e a sua comunicação com os outros, têm de aprender linguagem gestual.

Perdida de Riso on PhotoPeach
 


Chegados ao final, ficou o grande mistério....qual o grande segredo que o Pedro contou à amiga que a fez aprender a rir e a gargalhar?

Cada criança ficou de imaginar  esse segredo.

 




O Segredo..... on PhotoPeach