17 de março de 2014

Encontros: Semana da Leitura





“A Semana da Leitura é uma iniciativa que tem contado com o envolvimento das escolas, dos municípios e das comunidades em atividades de crescente diversidade e criatividade na celebração da leitura e dos livros. Dando continuidade a este entusiasmo coletivo na promoção dos hábitos e das competências de leitura, propõe-se que, na sua 8ª edição, a Semana da Leitura, se centre no tema “Língua Portuguesa”, que celebra os 800 anos.
Nesta semana, a RBE sugere às escolas que participem no Concurso Ler é uma Festa! e cruzem as iniciativas ligadas à escrita, à leitura e à fala em língua Portuguesa com outros projetos, mobilizando diversos saberes na abordagem de temáticas transversais: Ciência, Comunicação, Arte, Cultura, Globalização, Saúde…
A fim de contribuir para uma atempada planificação do trabalho a desenvolver pelas escolas no ano letivo 2013/14, cada agrupamento de escolas/ escola não agrupada poderá, em função do seu projeto educativo e do contexto em que se insere, promover atividades que, a partir de leituras diversas, abordem questões atuais e transversais relacionadas com este tema, de forma contextualizada e significativa para a população escolar e para as comunidades em geral, constituindo-se como um contributo para a consolidação de conhecimentos gerais e específicos, para a troca de experiências de leituras e para o enriquecimento cultural global.”
Plano Nacional de Leitura


Tendo em conta a importância que todos nós, professores, reconhecemos na leitura, como motor de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e social, parece-nos pertinente que todos os grupos disciplinares se envolvam neste projeto que pretende essencialmente promover a leitura de diversos tipos de textos e o consequente conhecimento mais alargado do mundo que nos rodeia.




Assim, a Biblioteca Escolar propõe a leitura de textos em língua portuguesa oriundos dos vários países Lusófonos.
 
 
Esperemos que apreciem!
 
SEMANA DA LEITURA 2014
Para comemorar a Semana da Leitura, a BE da EBI do Esteval promoveu diversas atividades, envolvendo todos os níveis de ensino. De destacar os encontros de leitura e os encontros com autores, João Barbosa, na EBI do Esteval e Manuela Mota Ribeiro, na EB1 do Bairro do Areias e de Novos Trilhos.
A semana da leitura 2014, teve como tema a “Língua Portuguesa”.
De forma a promover o nosso património literário, os docentes com os seus alunos apresentaram, em diversos formatos, um conjunto de textos e de autores de língua portuguesa, oriundos dos diversos países lusófonos.
As sessões agendadas permitiram uma saudável e interessante partilha, entre os vários  níveis de ensino, desde o pré-escolar ao 9.º ano, promovendo experiências de leituras variadas.
 

Encontros / Partilha de leituras na BE da EBI do Esteval

17/03/14
2ªf
18/03/14
3ªf
19/03/14
4ªf
20/03/14
5ªf
21/03/14
6ªf
9:15-10:00
 
 
6ºB (Isabel Ferrão) / Ana Paula ( 6ºF)
8ºG (Isabel Guerreiro)/5ºC (Regina Barbosa)
5ºI(Flávia )/5ºF (Cristina Martins
10:15-11:00
 
6ºA (Joaquina Martins)/1º ano – Professora Ana Rita na sala dos alunos
 
 
6ºD (Joaquina Martins)/6ºE (Isabel Ferrão)
Turma do 1º e 4º ano/Pré-escolar Sala 1
11:00-11:45
 
 
Encontro com o autor da obra “Bichos sem conta”
Pré-escolar 3 salas
5ºE (Luís Oliveira)/ Pré-escolar sala 2
 
5ºJ(Flávia) / 2.º ano (Manuela Moreira)/
 
6ºC (Paulo Paiva)/5ºG (Luís Oliveira)
11:55-12:40
 
 
 
 
7ºI (Elisabete Bernardino)3º ano (Lisete Silva)
15:20-16:05
 
Alunos de apoio de várias turmas/professora Regina Barbosa e professor Luís Oliveira/1º e 4º ano (Marta Procópio)
 
 
 
 
Esta viagem literária, concretizada pelos encontros de leitores, permitiu, acima de tudo, dar ênfase à importância da leitura como atividade de lazer, de aprendizagem e de enriquecimento pessoal e cultura.
Aqui apresentamos algumas imagens que ilustram as participações animadas dos nossos alunos nas diferentes sessões, que decorreram de 17 a 21 de março.
Espero que se animem com esta mostra e que comentem.
 



Encontros de leitura 2014 on PhotoPeach Encontros de leitura 2014 on PhotoPeach Encontros de leitura 2014 on PhotoPeach